
BIOGRAFIA
Ao longo dos últimos anos, Igor Ferreira Varela (n. 1997) tem-se distinguido como um dos mais ativos clarinetistas da sua geração aparecendo regularmente em gravações, concertos e recitais quer como solista, músico de câmara ou orquestra em diversos países da Europa e Estados Unidos da América. Clarinete solo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Igor é também convidado de algumas das mais importantes orquestras portuguesas como a Orquestra de Câmara Portuguesa, Gulbenkian, Clássica do Centro, Metropolitana de Lisboa, Filarmónica Portuguesa ou o Remix Ensemble Casa da Música e no estrangeiro a Orchestre de Pays de Savoie (França) e a Orchestre de la Suisse Romande (Suíça). Paralelamente à sua carreira orquestral Igor dedica-se também a projetos no âmbito da música de câmara, nomeadamente o Quinteto de Sopros do Dão, agrupamento do qual é membro fundador. Guiado pela curiosidade, Igor apresenta-se em projetos multi-disciplinares como o Ensemble Sibila Bilíngue, um projeto de aproximação às comunidades migrantes da cidade do Porto, a Philharmonic Show Orchestra ou o projeto João Martins Ensemble + Miguel Araújo.
Ao longo do seu percurso integrou orquestras de jovens como a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Sinfónica Juvenil e Estágio Gulbenkian para Orquestra, tendo realizado uma digressão nacional sob a direção de Joana Carneiro como clarinetista principal. Estreou mais de uma dezena de obras que lhe foram dedicadas por compositores como Nuno Figueiredo, Nuno Peixoto de Pinho, Eduardo Serra, Paulo Perfeito, Benjamim Lavastre e Seonghwann Lee.
Iniciou os seus estudos artísticos aos 9 anos na Escola de Música da Filarmónica de Santa Comba Dão, com David Machado. Estudou no Conservatório de Música e Artes do Dão, com Sérgio Neves, e mais tarde na Escola Profissional de Música de Espinho, com Luís Carvalho e Victor Pereira. É diplomado pela Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Nuno Silva, e pela Haute Ecole de Musique de Genève, na classe de Romain Guyot. Foi bolseiro da Metropolitana, Fundação de Gestão dos Direitos dos Artistas e da Fundação Hans Wilsdorf, que lhe atribui a Bolsa de Excelência no ano letivo 2020/2021. Desde 2024, estuda com Carlos Alves na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Igor é professor de clarinete e música de câmara no Conservatório de Música e Dança de Cascais e na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa.